Cresce a movimentação de cargas no Porto de Rio Grande

D-Log embarca novas Kombis para Miami
6 de setembro de 2018
Encontro de empresários de Praia Grande
1 de outubro de 2018

A análise dos dados estatísticos de janeiro a agosto de 2018 mostra que o Porto de Rio Grande, no sul do Estado, registrou movimentação de 27,7 milhões de toneladas de cargas. O aumento é de 1,2% quando comparado ao mesmo período do ano passado. O levantamento é da Superintendência do Porto de Rio Grande.

A carga geral é o segmento que mais teve destaque, alcançando 8,1 milhões de toneladas, um aumento de 10,3%. Nesse segmento, a celulose tem um dos principais destaques, totalizando 2,1 milhões de toneladas movimentadas, um aumento de mais de 38% quando comparado ao mesmo período do ano anterior.
Para o diretor-superintendente do Porto, Janir Branco, os bons números da movimentação de celulose são fruto de uma operação fortalecida desde 2015 com o projeto da Celulose Riograndense.

— Esse avanço mostra o potencial hidroviário e a capacidade técnica do porto — afirmou Branco, lembrando que a celulose é um dos produtos que utiliza a hidrovia gaúcha para sua logística.

Entre os granéis sólidos, destacam-se o complexo soja (óleo, farelo e grão), que cresceu 4,1% no período analisado, somando 10,9 milhões de toneladas. O farelo teve crescimento de 28,4%, totalizando 1,6 milhões de toneladas, enquanto o grão ultrapassou 9,1 milhões de toneladas. O desembarque de cevada também teve crescimento significativo, saltando de 34 mil para 95 mil toneladas (aumento de 181%).

Entre os destinos dos produtos gaúchos, a China segue sendo o principal. Ela representa 59,2% da exportação do complexo portuário. Eslovênia, Espanha, Coreia do Sul e Estados Unidos completam a lista dos cinco destinos mais frequentes. Quanto à importação, Argentina, Argélia, Estados Unidos, Marrocos e China são as principais origens de produtos que chegam ao Porto do Rio Grande.

Fonte: Zero Hora

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *